Agência Minas Gerais | Interessados em prestar concurso para Especialista em Políticas Públicas devem se inscrever no Enem 2024

maio 27, 2024 0 Por

A Fundação João Pinheiro (FJP) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) divulgaram, por meio de Nota Oficial, a adoção da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 como uma das etapas do Concurso Público anual para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Com isso, os interessados em participar do certame devem ficar atentos ao período de inscrições do Enem, desta segunda-feira (27/5) a 6/6.

 Adotado como primeira etapa desse concurso, o Enem 2024 está marcado para os dias 3 e 10/11 de 2024. Os classificados nas primeiras 40 colocações, respeitadas as reservas de vagas legais, serão convocados para a etapa do concurso público que consistirá na frequência e conclusão do curso de graduação em Administração Pública, ministrado pela Escola de Governo da FJP. O Edital específico para o concurso Seplag/FJP ainda será publicado.

Curso e carreira

Oferecido de forma gratuita, o curso de graduação em Administração Pública é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e tem duração de quatro anos. De dedicação exclusiva, o curso oferece uma bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo. Após formados, os bacharéis recebem o título de administradores públicos e, cumpridos os demais requisitos dispostos no Edital e na legislação estadual, são nomeados aos cargos de EPPGG para atuarem em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder Executivo estadual. 

As principais atribuições do EPPGG estão relacionadas à formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Esses profissionais também podem atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

 A remuneração inicial do cargo de EPPGG, nível 1, grau A, pode corresponder a R$ 5.200,00, aproximadamente, considerando o Vencimento Básico e a Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (GDPI).