Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito é realizado em São José

maio 29, 2024 0 Por

Discutir os desafios e buscar a construção de uma agenda conjunta de ações coordenadas de educação para o trânsito em âmbito nacional e regional, esse foi o objetivo do II Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito – Educatran – Etapa Sul. A base para essas ações é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e as diretrizes definidas na Política Nacional de Trânsito. Idealizado pela Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, o evento vai passar pelas cinco regiões do Brasil e a etapa Sul foi sediada por Santa Catarina.

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) ficou responsável pelo evento realizado de 27 a 29 de maio, em São José. A Diretora de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza, e o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, foram os anfitriões do evento que recebeu cerca de 230 educadores da área de trânsito.

O objetivo do Educatran é aproximar o órgão máximo executivo da União às entidades e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O Encontro possibilitou a troca de experiências e o pacto para a construção de uma agenda comum com o objetivo maior de reduzir as mortes e lesões no trânsito.
“A Senatran, como órgão que tem a missão de criar integração e sinergia, com o apoio do Presidente do Detran/SC, Bombeiros, PM, e principalmente, dos Educadores do SNT, e que com todos esses desafios que nós temos no trânsito entregar como legados em nossas vidas e de nossa missão existencial a redução das mortes e sinistros de trânsito”, apontou a Diretora de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento.

“A nossa meta enquanto órgão de trânsito é pensar ações que vão nos ajudar a reduzir os sinistros, como são chamados agora o que antes era acidentes. A alteração no nome foi em função de que o acidente não é evitável, mas os sinistros sim. E com o Educatran nós saímos com ideias para reduzir as mortes e lesões no trânsito por meio da troca de experiências com outros estados e órgãos. Infelizmente, hoje o trânsito mata mais do que as guerras”, reflete o presidente do Detran, Kennedy Nunes.

O Educatran 2024 etapa Sul foi um marco na promoção da educação para o trânsito em Santa Catarina, reunindo especialistas, representantes de instituições e membros da comunidade em uma programação com atividades práticas e palestras.

A abertura contou com a presença de autoridades, que falaram sobre os desafios da educação para o trânsito em seus setores de trabalho. A palestra de Jacinto Antônio Pereira, abordou a relação entre Psicologia e Segurança no Trânsito, abriu o painel do evento. Destaque também para a emocionante apresentação da peça teatral Não espere acontecer com você, do Projeto Social Gratta.

No segundo dia, Thael Nogueira da Gama Rosa ofereceu uma aula sobre o uso de estatísticas para campanhas educativas, destacando o site do Detran/SC como ferramenta para obtenção de dados estatísticos sobre o trânsito. O painel do dia contou com a participação de diversos profissionais que compartilharam suas perspectivas e experiências na educação para o trânsito. A tenente coronel PM Nayma Huk Amarante, por exemplo, elucidou a atuação da Polícia Militar de Santa Catarina na educação para o trânsito através do Proerd.

O último dia do evento concentrou-se no uso de recursos tecnológicos na educação para o trânsito. Francisco Vieira Garonce encantou os participantes ao demonstrar o potencial da tecnologia e da Inteligência Artificial na promoção da educação viária. O Educatran, ao oferecer um ambiente propício para networking, aprendizado e reflexão, consolidou-se como um ponto de convergência para ações conjuntas em prol da segurança viária e da educação para o trânsito. O evento reafirmou o compromisso de diversos setores em fomentar uma cultura de segurança no trânsito e em formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Participaram ainda do evento, o presidente do Cetran, Atanir Antunes; o promotor Daniel Paladino; o Sub-Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Alessandro José Machado; o Superintendente da PRF em Santa Catarina, Manoel Fernandes Bitencourt; o Presidente do COMITRA, órgão colegiado da Federação Catarinense de Municípios, Sérgio Antônio Martinez Junior; o Presidente do Detran da Bahia, Rodrigo Pimentel; o Presidente do DETRAN do Paraná, Adriano Furtado, entre outras autoridades.

Mais informações:
Jornalista Josiane Ribas Lanzarin (SC 00975 JP)
Assessoria de Comunicação
Detran/SC – Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina
(48) 99151-1074
E-mail: [email protected]