II Bonito CineSur será de 20 a 27 de julho e terá programação infantil no CMU – Prefeitura Municipal de Bonito

maio 30, 2024 0 Por

A segunda edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-americano, será realizada de 20 a 27 de julho de 2024 e terá como palco, não apenas o Centro de Convenções de Bonito, mas também o Centro de Múltiplo Uso (CMU), com uma programação especialmente voltada para as crianças e jovens do nosso município.

O anúncio foi feito pela organizadora do evento, Andréia Freire, durante lançamento em Bonito, no último sábado (25). “Também já firmamos uma parceria com o prefeito Josmail para colocar um ônibus na rota Marambaia/Centro, para trazer as crianças, adolescentes e quem mais quiser acompanhar a programação do Festival, visando à inclusão dos bairros e da comunidade no evento, porque o evento tem que ser de Bonito também, não apenas em Bonito”, destacou.

Em sua primeira edição, em 2023, o festival levou ao grande público em Bonito o melhor do cinema produzido nos países da América do Sul, alcançando mais 4.200 pessoas que assistiram as mostras competitivas e paralelas.

Em 2024, além de grandes filmes, teremos o encontro de produtores e produtoras, diretores e diretoras, atores e atrizes, estudantes e professores em palestras, oficinas e debates das obras e um conjunto de mesas para a discussão e reflexão sobre a indústria do cinema e do audiovisual e o seu potencial econômico no nosso continente. 

Em sua segunda edição, o festival pretende ampliar ainda mais o seu alcance inserindo a população nas atividades formativas contribuindo para a cultura, a educação e a capacitação do cidadão bonitense.

“O audiovisual tem um poder muito grande, ele desperta a curiosidade das pessoas, o desejo de conhecer os locais onde seus filmes, séries, novelas favoritas foram gravadas, a novela Pantanal foi um grande exemplo disso, colocando os olhos do Brasil no nossa região e atraindo muitos visitantes e realizar um festival em nossa cidade, incluindo diversos países da América do Sul, reunindo produtores, atores, enfim, formadores de opinião do audiovisual em nossa cidade, é algo muito grande e que devemos aproveitar”, reforça o prefeito Josmail.

O evento foi lançado em dois momentos – na sexta-feira (24) em Campo Grande e no sábado (25) em Bonito. Na Capital, participaram do lançamento o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) Marcelo Freixo, o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, os deputados federais Dagoberto Nogueira e Vander Loubet – que destinou  emenda parlamentar de R$ 800 mil para a realização do evento, o prefeito Josmail Rodrigues, acompanhado das secretárias de Turismo e Desenvolvimento Economico de Bonito, Juliane Salvadori e Assistência Social e também primeira-dama, Leila Aivi, do produtor cultural Gustavo Castelo (Cegonha), bem como os organizadores Nilson Rodrigues e Andréia Freire.

O Bonito Cinesur conta com o apoio do Ministério da Cultura,  Embaixadas dos Países da América do Sul no Brasil, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Governo do Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Bonito, Câmara Municipal, Green Light e Zoom Publicidade.