Paraíba tem maior projeção de crescimento do PIB em 2024, diz estudo

maio 29, 2024 0 Por Editor

Setor da Indústria foi um dos principais responsáveis pela projeção positva para o crescimento do PIB no estado – Foto: Arquivo. Foto: Arquivo

A Paraíba tem a maior projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre todos os estados neste ano de 2024, de acordo com estudo divulgado pelo Banco do Brasil nesta terça-feira (28). Segundo a pesquisa, a taxa de crescimento do estado está projetada em 4,7%.

Conforme o levantamento, essa projeção na taxa de crescimento do PIB na Paraíba está à frente da nacional e também de toda a região Nordeste, isso porque a projeção de crescimento do Brasil é de 2,2% e a regional fica na casa de 2,1%.

Foram levados em consideração na pesquisa do Banco do Brasil os últimos três meses, e alguns setores foram preponderantes para o desempenho paraibano no ranking de projeção do PIB. O setor de serviços, por exemplo, tem um crescimento projetado de 4,5%.

Além disso, na Indústria, a previsão de expansão é de 5,9%. No setor agropecuário a taxa de crescimento prevista é de 7,6%. Conforme o Banco do Brasil nesses três setores citados, a Paraíba também aparece na liderança em relação aos outros estados brasileiros.

Os estados de Tocantins, Maranhão e Amapá fecham o top-4 deste ranking criado pelo Banco do Brasil. Veja abaixo a previsão de crescimento dos 10 primeiros estados.

  1. Paraíba – 4,7%;
  2. Tocantins – 4,1%;
  3. Amapá – 3,9%;
  4. Maranhão – 3,7%;
  5. Distrito Federal – 3,6%;
  6. Roraima – 3,2%;
  7. Acre – 3,1%;
  8. Ceará – 2,9%;
  9. Amazonas – 2,8%;
  10. São Paulo – 2,7%;