pesquisas vão orientar PT em João Pessoa; Lula deve participar da campanha

maio 27, 2024 0 Por Editor

Senador Humberto Costa. Reprodução

O senador Humberto Costa, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores (PT), disse nesta segunda-feira (27), em entrevista à Rádio CBN Paraíba, que as pesquisas internas não serão definidoras da candidatura, mas vão “orientar” a decisão da sigla em João Pessoa.

De acordo com o parlamentar pernambucano, que acompanhou de perto a discussão sobre a tática em João Pessoa e participou da reunião com a Executiva Nacional, na manhã de hoje, as pesquisas vão avaliar critérios quantitativos e qualitativos sobre os pré-candidatos que disputam a indicação.

As pesquisas não serão definidoras, e provavelmente teremos uma pesquisa quantitativa e qualitativa, que servirá também para uma orientação, e obviamente que os integrantes da Executiva Nacional, quando analisarem essas pesquisas, vão procurar extrair informações sobre rejeição, maiores intenções de votos, para definirmos o nosso posicionamento.

Humberto Costa – em entrevista na CBN Paraíba

De acordo com Costa, as pesquisas serão feitas “o mais rápido possível”. Elas vão levar em conta os dois nomes que estão colocados internamente, os deputados estaduais Luciano Cartaxo e Cida Ramos (PT).

Questionado pelo jornalista Felipe Nunes, o senador confirmou a possibilidade de o presidente Lula participar da campanha em João Pessoa, com a decisão da candidatura própria. “É bem possível que isso venha a acontecer, mas só vamos definir como será a participação dele um pouco mais para a frente”, afirmou.

Segundo turno

Muito embora tenha optado pela candidatura própria, o PT não descarta um entendimento, no segundo turno, com o prefeito Cícero Lucena (PP). Na CBN, porém, Humberto Costa disse que acredita na ida do partido para a segunda etapa do processo eleitoral.

“Nossa expectativa, nossa crença, é de que nós estaremos no segundo turno, pois temos história e condição para isso, e se não acontecer vamos discutir qual posição o PT tomará”, disse.

” O PT tem uma história na Paraíba, uma história de crescimento e de luta do partido em João Pessoa, então consideramos que era importante que o PT ocupasse esse campo da esquerda”, avaliou.

Definição

A decisão pela pré-candidatura própria gera um alento na militância petista. A tese das pesquisas vinha sendo defendida pelo ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT), um dos pré-candidatos. Já a deputada Cida Ramos (PT) vinha defendendo que a escolha fosse feita através de prévias internas.

A indefinição vinha se arrastando há semanas. O impasse era prejudicial para formação das chapas majoritária e proporcional da legenda.