série do JPB1 mostra mudanças do mercado de trabalho

maio 27, 2024 0 Por Editor

IBGE/divulgação

O JPB1 estreia nesta terça-feira (28) a série ‘Desafios do Emprego’, com reportagens voltada para o atual cenário do mercado de trabalho paraibano. A série é formada por quatro reportagens feitas pela jornalista Silvia Torres.

“O primeiro impacto de nossa equipe foi não ter mais encontrado aquela fila gigante que normalmente se forma toda segunda-feira em frente ao Sine-JP. A pergunta foi: onde e de que forma as pessoas estão buscando emprego?”, conta Silvia, ao falar da primeira questão a ser levantada durante a produção da série.

“A partir desse questionamento, traçamos o mapeamento das formas de ocupação aqui no estado e seus desafios. Entrevistamos quem ainda faz questão da carteira assinada, mostrando a batalha para entrar no mercado de trabalho, e de quem mudou de profissão e hoje dirige sua atividade laboral como microempreendedor”, pontua a jornalista.

O que a série “Desafios do Emprego”, do JPB1, busca mostrar?

Na série, serão apresentados exemplos variados de pessoas que estão na busca por emprego: candidatos que são qualificados, mas que não conseguem uma oportunidade; jovens que estão começando o ingresso no mercado de trabalho; e pessoas que, após uma certa idade, também se encontram no mesmo caminho.

“O que o JPB1 gosta de fazer é contar histórias. E nós vamos, a partir de histórias de paraibanos, mostrar como o mercado de trabalho já mudou, pode mudar ainda mais com as novas tecnologias e como muita gente continua na luta, todos os dias, por um emprego, nas mais diversas áreas e modalidades”, relata Joallison Douglas, editor-chefe do JPB1.

Além das histórias contadas através da série ‘Desafios do Emprego’, também serão mostradas dicas para quem está procurando o primeiro emprego, os desafios de quem decidiu entrar no mercado de trabalho fora da CLT, profissionais por conta própria e as previsões para o futuro do mercado de trabalho com os avanços da tecnologia.