Agência Minas Gerais | Copasa promove conscientização ambiental para estudantes no Norte de Minas

junho 9, 2024 0 Por

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5/6, a Copasa promove atividades de conscientização ambiental voltadas para a população de municípios do Norte de Minas. Entre 4 e 7/6, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Januária recebe visitas de estudantes de escolas públicas e cursos técnicos do município para aprender sobre o processo de potabilidade da água para consumo humano.

Na chegada à unidade, os alunos assistem a vídeos institucionais sobre a estrutura e a atuação da Copasa para a proteção do meio ambiente, com destaque para o programa Pró-Mananciais, de preservação das fontes utilizadas para captação e abastecimento público.

Os visitantes também acompanharam as etapas de tratamento e, logo após, se dirigem ao laboratório da ETA para entender como funciona o processo de análise da qualidade da água que é distribuída à população da cidade.

As ações de conscientização ambiental também são desenvolvidas no Núcleo da companhia em Salinas. Nos dias 5 e 6/6, crianças e adolescentes atendidos pela associação Hope of the Future participam de dinâmicas promovidas pela equipe da Unidade de Serviço de Controle Ambiental da Copasa. Serão realizados o plantio de sementes de girassol e atividades de preservação do meio ambiente.

Compromisso com o meio ambiente

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O Pró-Mananciais integra o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade. O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa