Agência Minas Gerais | Governo de Minas atrai investimento de R$ 20 milhões que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

junho 24, 2024 Off Por Editor

O Governo de Minas conseguiu atrair mais um importante investimento para o estado, que vai gerar emprego e renda para os mineiros. Nesta terça-feira (18/6), a Wabtec, empresa líder na indústria ferroviária há mais de 150 anos, anunciou a implementação de novo Centro de Engenharia na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O novo centro vai receber investimento de mais de R$ 20 milhões, com expectativa de geração de cerca de 300 empregos, contemplando as áreas de engenharia de software, mecânica, elétrica, entre outras oportunidades de trabalho. O número de vagas deve ser ainda maior, devido às obras de ampliação do espaço.

A unidade terá foco em projetos globais de desenvolvimento de produtos e soluções para ferrovias, especialmente locomotivas, sistemas de sinalização e soluções tecnológicas para o setor, podendo ser o primeiro da América Latina.

Nesta terça-feira, o governador Romeu Zema assinou despacho governamental que determina à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e à sua agência vinculada, a Invest Minas, que adotem medidas necessárias para apoio e assistência à Wabtec na implantação do projeto.

“A Wabtec estava buscando local estratégico para instalar um centro de desenvolvimento e nós mostramos para a empresa o potencial que Minas tem, durante nossa missão em Nova York”, explicou o governador.

 








 
 
   
   


Para o presidente e CEO da Wabtec Corporation, Rafael Santana, o investimento coloca o estado em posição de destaque. “Essa parceria permite que possamos elevar a nossa operação aqui. E nos possibilita a passar, efetivamente, a fazer parte de uma cadeia global ferroviária, elevando o papel de Minas nesse processo”, disse.

Acompanharam o governador o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes; o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga; o presidente do BDMG, Gabriel Viégas; e o diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette.

Participaram também da reunião o presidente e CEO da Wabtec Corporation, Rafael Santana, o presidente e líder da Wabtec Latam, Danilo Miyasato, a diretora de Relações Governamentais também da Wabtec Latam, Márcia Gomes; e o diretor de engenharia da Wabtec, Rafael Aymone.

Negociação

O novo investimento no estado é fruto da missão oficial do Governo de Minas nos Estados Unidos da América (EUA), realizada em maio, em busca de investimentos para o estado. Em Nova Iorque, a comitiva chefiada pelo governador Romeu Zema se reuniu com a diretoria da Wabtec para apresentar potenciais do estado.

Minas Gerais ganhou a disputa para receber este projeto entre estados de outros dez países. A participação de Romeu Zema nas negociações, junto a diretores da Wabtec durante a missão do Governo de Minas aos Estados Unidos, em maio, foi decisiva.

Ao longo de quase dois anos de negociações, o Governo de Minas apresentou uma composição de recursos advindos de linhas de fomento como “Compete Minas” e de financiamento do “Pró Inovação”, além de programas como “Pesquisador na empresa” e “Trilhas de Futuro” para sustentação financeira do projeto.

“Hoje é um dia muito importante para Minas Gerais com esse anúncio da Wabtec de que escolheu o estado para a instalação de um centro de engenharia. Teremos a contratação de 300 engenheiros, além de outras oportunidades que serão geradas durante a obra. Esse é fruto do trabalho do Governo de Minas para atração de investimento e desenvolvimento do estado”, disse o secretário Fernando Passalio.

A Empresa

Com mais de 150 anos, a Wabtec tem sede nos Estados Unidos e é uma fornecedora global de equipamentos, sistemas, soluções digitais e serviços de valor agregado para os setores ferroviário de carga e trânsito, bem como os mercados de mineração, marítimo e industrial.

Presente no Brasil desde 1962, a empresa iniciou a fabricação de locomotivas em Campinas, interior de São Paulo. Hoje, sua unidade de produção fica em Contagem. Em Minas Gerais, a Wabtec já conta com 900 funcionários, e mais de 1,5 mil no Brasil.