Agência Minas Gerais | Servas e Defesa Civil de Minas Gerais realizam balanço de ajuda humanitária direcionada ao Rio Grande do Sul 

junho 15, 2024 0 Por

A Defesa Civil de Minas Gerais e o Serviço Social Autônomo (SSA-Servas) têm atuado para prestar ajuda humanitária aos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas cheias e enchentes que atingiram aquele estado. 

Desde o início das ações, em 6/5, série de esforços conjuntos têm sido realizada para fornecer apoio essencial às áreas afetadas. 

Em parceria, as instituições mineiras enviaram mais de 240 toneladas de alimentos e cerca de 400 mil itens que incluem material de limpeza, higiene pessoal, cobertores, roupas e colchões, entre outros. 

A ajuda humanitária mineira integra o Programa de Proteção Emergencial (PPE) do SSA-Servas, e conta com o apoio do Governo Estadual por meio da Defesa Civil de Minas Gerais.

Envio de doações

Desde o início da campanha já foram realizados 15 envios para o Rio Grande do Sul. Utilizando 18 veículos, a média total de doações enviadas atingiu 382 toneladas, demonstrando o compromisso do povo mineiro em fornecer ajuda ao povo gaúcho.

Voluntariado

Um total de 152 voluntários cadastrados já participaram da ação humanitária, dedicando 1.735 horas de trabalho à causa. 

A mobilização reflete senso de solidariedade e empatia do povo mineiro em tempos de crise, mostrando o poder da união e do esforço conjunto em prol do bem-estar comum.

“Eu me voluntariei porque fiquei muito emocionada quando cheguei para fazer a minha doação, achei que podia fazer mais. Tenho muito orgulho de estar servindo neste momento tão difícil que o Rio Grande do Sul está passando. Meu filho e duas netas moram lá, e não pude visitá-los porque o aeroporto estava fechado”, conta a voluntária Sandra Spritzer.

A campanha continua

As doações seguem necessárias e podem ser feitas na sede do SSA-Servas, localizada na Avenida Cristóvão Colombo, 683, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, de segunda e sexta-feira, das 9h às 17h. 

Para doações de maior volume é necessário agendar a entrega pelo número (31) 3349-2400 ou (31) 98230-3067.

Há também pontos de coletas cadastrados na instituição, sendo 62 parcerias confirmadas até 12/6.

SSA-Servas

O Servas realiza programas, projetos e ações de desenvolvimento social orientados nos pilares da assistência e investimento social. 

A instituição atua complementarmente à política de assistência social do Estado de Minas Gerais, com objetivo de fortalecer a inclusão por meio de uma rede de entidades socioassistenciais e de voluntários.

Veja os números que correspondem às doações recebidas, triadas e destinadas aos gaúchos até 12/6:

Alimentação e hidratação: 242.965 quilos

•    Água: 215.413,21 litros

•    Alimentos não perecíveis: 28 mil quilos

Outros itens: 375 mil quilos

•    Material de higiene pessoal: 185.042 itens

•    Material de limpeza: 47.058 itens

•    Itens variados: 143.344 (cobertores, roupas, colchões, entre outros)

Mão de obra e logística

•    152 voluntários cadastrados do Servas

•    1.735 horas de trabalho voluntário

•    18 veículos utilizados

•    15 envios