Distrito Águas do Miranda recebe curso de ‘Cortes e Cocções de Peixes e Frutos do Mar’ – Prefeitura Municipal de Bonito

junho 12, 2024 0 Por

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio do SENAC, realizou entre os dias 03 a 07 de junho o curso de Cortes e Cocções de Peixes e Frutos do Mar no Distrito Águas do Miranda, como parte do Programa de Qualificação para o Turismo, previsto dentro do Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito.

O curso de Cortes e Cocções de Peixes e Frutos do Mar contou com 15 participantes, ministrado pelo cheff Beto Moraes que durante uma semana ofereceu aulas teóricas e práticas e tem como objetivos, realizar pré-preparo e o preparo nas produções alimentícias à base de peixes e frutos do mar e é destinado aos profissionais que atuam na área da gastronomia.

Outro indicador importante na abordagem do curso foi os princípios da sustentabilidade na gestão de recursos, produtos e ingredientes, assim como a classificação de peixes de água salgada e água doce, achatado e redondo, couro e escama, tipos de cortes: posta, filé, espalmado, goujonettes, tranché, paupiette e pavê. Abordou também os riscos de contaminação cruzada e descarte de resíduos, as principais características de peixes e frutos do mar tais como: cor, brilho, frescor e odor, os tipos de temperos, técnicas de cocção dos peixes: assar, cozinhar no vapor, saltear, frigir, fritar por imersão, escalfar, ensopar e cozinhar à frio.

Reforçou a importância dos alimentos quanto na higiene pessoal, ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase e distribuição) com aplicabilidade na data de validade e métodos de cocção.

O curso superou as expectativas sendo de excelente qualidade com um cheff muito didático que ensinou a trabalhar com os recursos da comunidade local. A parte mais interessante para todos os participantes foi o trabalho em grupo de aprender a importância de conquistar os clientes, não só na cozinha, mas em todos os aspectos de vida. Aprenderam muito sobre como atender melhor as pessoas e como isso pode impactar positivamente a nossa comunidade e o turismo local.

“O curso de cortes e cocção de peixes e frutos do mar foi extremamente importante para a comunidade que vive do turismo da pesca no município de Bonito, destaco que a região do Águas do Miranda um lugar lindo e com pessoas hospitaleiras e felizes, podendo oferecer mais opções  aos turistas que vem experimentar a boa gastronomia local e com isso, gerar novas oportunidades de trabalho e fonte de renda. Eu como docente  do Senac, posso dizer que foi uma honra ministrar esse curso e ver a evolução de cada um, espero ver todos colhendo frutos de uma semente que foi plantada” completa o cheff Beto Morais.

A coordenadora do Programa de Qualificação para o Turismo, Naiara Vieira, salienta que o Distrito de Águas do Miranda está se tornando um destino turístico de pesca esportiva, com um produto inovador de valor agregado, juntamente com a  gastronomia local que se torna uma oportunidade de renda para a comunidade. Todos os cursos são de suma importância para o crescimento e essas capacitações contribuem diretamente e indiretamente todos que atendem na área do turismo. Reforçou que o Programa de Qualificação para o Turismo tem o poder de transformar as vidas das pessoas, é gratificante ver a participação da comunidade local, estar preparados para um bom atendimento aos turistas. Agradeceu ao Senhor Edmundo (Dedé) e a Senhora Neuzarina Julio que cederam o espaço do pesqueiro do Dedé para a realização do curso.

“Uma das linhas estratégicas da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico é a capacitação e profissionalização dos serviços turísticos, então entendendo que o segmento do turismo de pesca esportiva é importante para o Município, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico é oferecer capacitação no intuito de melhorar a prestação do serviço e com isso fidelizar o visitante, assim como posicionar Bonito neste mercado”, disse Elias de Oliveira Francisco, Diretor de Turismo.

“O Distrito Águas do Miranda é o principal pólo de pesca esportiva de Bonito e precisamos fortalecer este segmento por meio de incentivo ao setor, já realizamos outros cursos durante o 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas do Miranda, em maio deste ano e vamos continuar trabalhando para disseminar Bonito também como um destino da pesca esportiva” completa o diretor de turismo.

O Programa de Qualificação para o Turismo foi criado em 2022, pela Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com diversas instituições. Para maiores informações sobre os cursos que estão com inscrições abertas, ligar no telefones: (67)9.9208-9197 e (67)3255-2160.