IML inaugura ‘Sala Lilás’ para atendimento humanizado a vítimas de violência

junho 18, 2024 0 Por





Unidade da Sala Lilás na zona oeste de São Paulo é modelo para expansão do serviço pelo estado de SP



O Instituto Médico Legal (IML) inaugurou, nesta segunda-feira (17), um ambiente exclusivo, reservado, receptivo e humanizado para receber as vítimas de violência doméstica e sexual. A unidade, que fica na zona oeste de São Paulo, atende os casos de exames periciais durante o registro de ocorrências. A Sala Lilás é um espaço para acolher as vítimas com suporte especializado oferecido pelas equipes que atendem no instituto.

Espaços foram decorados com cores e itens que promovem a sensação de conforto e proteção

“Essas mulheres chegam ao IML em estado de vulnerabilidade, por isso, precisam de um atendimento diferenciado. Cada detalhe da construção do espaço foi pensado para que a vítima e acompanhantes se sintam acolhidos e protegidos, diante de tanto desgaste físico e emocional que a violência pode causar”, disse a médica-legista Mariana da Silva Ferreira, assistente técnica da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC).

Violência contra a mulher: saiba os caminhos para fazer uma denúncia à polícia em SP

O público tem acesso a dois espaços que foram construídos — a sala de espera e a sala de atendimento pericial. Ambos foram decorados com cores e itens que promovem a sensação de conforto e proteção, além de estar cercado por mensagens com intuito de ser agradável e transmitir positividade. Para as crianças, foi instalada uma brinquedoteca, com livros educativos, lousa, brinquedos seguros e materiais para desenho e pintura.

A finalidade da implementação da Sala Lilás no IML é oferecer o suporte necessário às vítimas em um momento delicado para evitar a revitimização. O local inaugurado separa a vítima do contato com outras pessoas que estão no IML realizando exames cautelares, de embriaguez ou em busca dos demais serviços. Fora isso, impede que a vítima se depare com o próprio agressor na recepção.

A Sala Lilás é um espaço para acolher as vítimas com suporte especializado oferecido pelas equipes que atendem no instituto.

Projeto Sala Lilás

A Sala Lilás instalada para perícia em São Paulo do estado servirá como modelo para as demais equipes e núcleos do IML em futuras adequações. O serviço é coordenado pela SPTC. No loca, atuam servidores da Polícia Científica. Os exames periciais são de responsabilidade do médico-legista de plantão.

Além deste projeto, também existem delegacias que já possuem as Salas Lilás, como nos municípios de Itapevi, Capivari, Vargem Grande Paulista e entre outros.