Prefeitura do Rio realiza aula inaugural do curso de tecnologia Mulheres.Tech que terá mais de mil alunas – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

junho 7, 2024 0 Por Editor

As novas turmas vão reunir 1.050 alunas – Elder Gomes Barbosa/Prefeitura do Rio

A secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Lidiane de Paula, participou, nesta quinta-feira (6/6), da aula inaugural da quarta edição do programa Mulheres.Tech, que contará com 1.050 alunas. O projeto oferece cursos gratuitos na área de tecnologia da informação para a população feminina, em parceria com o Senac-RJ.

– As mulheres têm que se capacitar nesta área de tecnologia. Essa é a quarta edição do Mulheres.Tech que estamos fazendo. Temos esse grande parceiro que é o Senac, que traz a qualificação necessária para as mulheres acessarem o mercado de trabalho e gerarem renda. Existe uma procura enorme no mercado por profissionais de tecnologia e são poucas as mulheres qualificadas para serem contratadas nesta área – afirmou a secretária da Mulher, Lidiane de Paula.

O programa Mulheres.Tech já capacitou mais de mil mulheres para o mercado de trabalho. Em sua quarta edição, o curso terá duração de três meses e as alunas poderão se formar em informática fundamental, analista de dados big data, programação em PHP, photoshop, autocad, criação de loja online, desenvolvedor back-end.java, excel dashboard, entre outros. Elas vão receber ajuda para a passagem e uma bolsa de R$ 400.

– Estamos abrindo hoje 1.050 vagas com a oferta de 10 cursos. As aulas serão em cinco unidades do Senac com 42 turmas ao todo. Estamos expandindo e muito essa parceria de extrema importância com a Prefeitura. O mercado de TI é pouco explorado pelas mulheres e agora estamos contribuindo para a inserção delas nesta área – disse o diretor de Operações Compartilhadas do Senac-RJ, Pedro Teixeira.

O Mulheres.Tech é um dos programas de capacitação profissional oferecidos pela Secretaria da Mulher dentro do eixo de autonomia econômica para as mulheres cariocas a partir do acesso ao mercado de trabalho. Ao todo, a Secretaria da Mulher já capacitou em seus cursos de de formação mais de 200 mil mulheres, desde 2021. São cursos na áreas da Indústria, Beleza, Informática e de Idiomas, entre outras. Ao longo do ano são oferecidas diferentes vagas, sempre gratuitas, nos cursos do programa Mulheres do Rio, das Casas da Mulher Carioca, do programa Mulher Cidadã e de instituições parceiras.

Um nova empreendedora depois dos 50 anos

Empolgada com a primeira aula, Suely Gonçalves, de 57 anos, conta que começou a aprender informática depois dos 50 anos, incentivada pelo filho Victor Afonso. Moradora do Jacaré, ela se formou em Recursos Humanos, por meio do Ensino à Distância (EAD). Como não conseguiu uma oportunidade no mercado de trabalho, decidiu investir em outra carreira, a de empreendedora.

– Estou em busca de capacitação para poder prestar um serviço de melhor qualidade aos clientes. Vou fazer o curso de criação de loja online para aprender a empreender, quero montar um brechó. Eu sou uma cliente de brechó, adoro coisas vintage. É um processo de reciclagem, de aproveitamento de peças que têm uma história e que passam para outras pessoas, evitando de ser jogada fora. Estou muito feliz com esta oportunidade.

 

Suely vai fazer o curso de criação de loja online com o objetivo de abrir um brechó – João Matheus/Prefeitura do Rio

 

Marcações: curso informática mulher Senac tecnologia