Prefeitura suspende ação de vacinação durante o feriado de São João

junho 24, 2024 Off Por

Nesta segunda-feira (24), feriado de São João, a Prefeitura de João Pessoa não realizará ação com vacinação nas salas de vacinas e nos pontos móveis da Capital. As atividades serão retomadas na próxima terça-feira (25), com a oferta dos imunizantes disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação, para toda população, que precise atualizar a caderneta ou tomar as vacinas das campanhas ativas disponíveis.

Durante os festejos juninos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover o ‘Camarim da Saúde’ para prestar assistência e garantir serviços de saúde à população no São João Multicultural. Dentre os serviços que estarão disponíveis nas festas juninas da Capital, estão atendimentos médico e de enfermagem, vacinação e testes de HIV e sífilis. O serviço ficará disponível a partir das 18h, nos dias dos eventos.

“A interrupção da ação de vacinação nas salas de vacinas nesse período de festejo junino não prejudica a assistência preventiva, garantida pela Prefeitura de João Pessoa, considerando que esse cuidado é ofertado de segunda a sábado, das 8h às 21h. A pausa é apenas nesta segunda-feira, feriado de São João, e na terça serão retomadas toda a assistência com as vacinas disponíveis de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Já o Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre funcionará nesta segunda-feira (24), no período das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) para pessoas que tiveram alguma exposição para doença, com alguns tipos de acidentes, com perfuro cortantes e no caso da antirrábica para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos.

“Os serviços funcionam todos os dias para garantir essa assistência que precisa ser imediata. Os imunizantes devem ser administrados o mais rápido possível, para proteger o paciente do tétano e da raiva. Por isso, a rede municipal tem que manter a antitetânica e a antirrábica permanentemente disponíveis à população”, completou o coordenador.

Camarim da Saúde – Durante as festas, no serviço, serão ofertados atendimentos médicos e de enfermagem, vacinação contra a Covid-19 e outras doenças, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV e Sífilis, além de outros serviços de prevenção e promoção à saúde. O trabalho será realizado pelas equipes de Atenção à Saúde da SMS e do Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (CTA).

O Camarim da Saúde tem sido disponibilizado nos grandes eventos festivos realizados pela Prefeitura de João Pessoa, a exemplo do Forró Verão, Folia de Rua – Carnaval, Paixão de Cristo e São João Multicultural.

Centro de Imunização – segunda-feira (24)

Serviços: Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência pessoas que tiveram alguma exposição para doença, com alguns tipos de acidentes, com perfuro cortantes e no caso da antirrábica para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos.

Horário: 8h às 12h.