Sejusp apresenta ações desenvolvidas em reunião com a Segem – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

junho 6, 2024 0 Por

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e a Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) realizaram na manhã de quarta-feira (5) uma reunião de análise e avaliação da evolução dos Contratos de Gestão 2024.

A Sejusp tem se destacado pela implementação de várias ações que têm por objetivo melhorar cada vez mais a área de segurança pública de forma estratégica.

Um desses projetos que já surgem resultados positivos é o da expansão dos Conselhos Comunitários de Segurança em aldeias indígenas, possibilitando que a polícia trabalhe em conjunto com a comunidade, garantindo assim a presença da segurança pública no interior das aldeias.

Além disso, também se destaca a ação que tem a finalidade de expandir o policiamento rural por parte da Polícia Militar, para inibir roubos e furtos em propriedades rurais.

Outra ação apresentada está na ampliação da Sala Lilás, da Polícia Civil , um espaço dedicado ao atendimento de vítimas de crimes relacionados à violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

A Sejusp também tem feito o fortalecimento do combate ao feminicídio por meio do Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Entre outras ações das forças de segurança, também foram apresentados os trabalhos de ampliação de vagas para agendamento da confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo RG. Para o mês de junho e julho, a Sejusp aumentou em 40% o número de vagas para a população em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Contrato de Gestão

Programa criado em 2015, desenvolvido pela Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica) sob a liderança do então secretário de Governo, Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul.

Os Contratos de Gestão consistem em acordos assinados anualmente entre o governador e os secretários de Estado, nos quais são estabelecidos indicadores e metas a serem atingidos, assim como projetos e processos a serem executados pelos órgãos e entidades públicas.

No início de cada ano todos os secretários estaduais e chefes das fundações e autarquias do Estado assinam um documento com o governador, estabelecendo os projetos de inovação e prioridades da pasta. Ao longo do ano são feitas avaliações e reuniões para acompanhar os projetos e no final do ano é feito um balanço e apresentação das metas cumpridas.

Os resultados têm como foco melhorar as entregas aos cidadãos sul-mato-grossenses, proporcionado melhor qualidade de vida e fomentando um ambiente de desenvolvimento.

Comunicação Sejusp e Segem
Foto: Renata Brum