UBSs atendem população no dia D contra pólio e multivacinação

junho 8, 2024 0 Por

José Roberto Amaral


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou neste sábado (8) o dia “D” da vacinação contra a Poliomielite. Sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve ficaram abertas das 9h às 14h para aplicar as doses. 

A ação integra a campanha nacional de mobilização e incentivo à vacinação que foi iniciada em maio e segue até a próxima sexta-feira (14). 

Foram utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP). 

As crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP. Nesta situação, não é necessário respeitar o intervalo mínimo entre a dose de VOP administrada no período da campanha e a dose da rotina. 

Esta é uma oportunidade também para as crianças menores de 1 ano de idade manterem a carteirinha atualizada conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP). 

Foi o caso da pequena Stefanie, de 9 meses, que aproveitou o sábado para se imunizar, levada pela mãe Luana Aparecida de Souza até a UBS do Bosque dos Eucaliptos, na região sul. 

“Moro aqui perto da UBS, mas como trabalho a semana toda, resolvi aproveitar o sábado. A vacinação é muito importante. Hoje fizemos a polio”, disse Luana. 

Multivacinação 

Além da imunização contra a paralisia infantil, as UBSs fizeram a atualização da carteira de vacinação para toda a população, com aplicação de doses que eventualmente estejam em atraso, inclusive a vacina contra a gripe (influenza) para as pessoas acima de 6 meses de idade. 

Durante a semana, a vacinação acontece normalmente em todas as unidades de saúde. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde