um serviço de excelência em saúde bucal para a população – Agência de Notícias

junho 12, 2024 0 Por



11 de junho de 2024

15:46

Por: Bruno Rodrigues

Fotos: Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES)

Sorocaba tem cada vez mais se destacado na área da saúde bucal. Um dos motivos é seu Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um serviço da Prefeitura que segue os requisitos estabelecidos pela Portaria Nº 599, de 23 de março de 2006, do Ministério da Saúde.

Esse compromisso com a população garante que os princípios da integralidade da assistência, da regionalização dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e da integralidade das ações de saúde bucal da Política Nacional de Saúde Bucal sejam plenamente atendidos.

O CEO de Sorocaba, localizada na Policlínica Municipal, oferece uma gama significativa de tratamentos especializados. Entre os serviços, destacam-se o diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia (tratamento de canal) e atendimento a portadores de necessidades especiais. Além desses, o CEO também disponibiliza reabilitação oral por meio de próteses dentárias removíveis, laserterapia para lesões bucais e restaurações dentárias com uso de pinos de fibra de vidro.

A reabilitação oral com próteses dentárias removíveis tem uma relevância especial. Esse tratamento é fundamental para a população, pois devolve a função mastigatória e a estética, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Reconhecendo essa importância, a Prefeitura de Sorocaba tem investido intensamente para aumentar o acesso a essas próteses com novos contratos com laboratório.

No último ano, o CEO de Sorocaba avançou ainda mais com a aquisição de equipamentos modernos. Entre as novidades estão motores automáticos rotatórios para tratamento de canal, que agilizam e aumentam a segurança dos procedimentos, aparelhos de laser e equipamentos odontológicos portáteis que permitem apoio em visitas domiciliares. Além disso, há uma referência externa com clínica de imaginologia ofertando exames de radiografia panorâmica digital, complementando o diagnóstico e tratamento.

Para acessar os serviços do CEO, os munícipes devem inicialmente procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Caso a equipe de saúde bucal da UBS identifique a necessidade de um tratamento especializado, os pacientes são encaminhados ao CEO. Após a conclusão do tratamento, os pacientes retornam à UBS para controle e acompanhamento, garantindo a continuidade do cuidado.

Todo o processo de encaminhamento e acesso ao CEO é informatizado. Um sistema de regulação de vagas eficiente verifica as prioridades com base em critérios e protocolos estabelecidos, assegurando que os agendamentos sejam feitos de forma oportuna e justa. O CEO funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com quatro consultórios odontológicos. A equipe é composta por auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas, além do apoio administrativo, recepção, regulação e coordenação.

Anualmente, o CEO oferece cerca de 14.400 vagas e realiza aproximadamente 180.000 procedimentos odontológicos, demonstrando a capacidade e eficiência do serviço. “Sorocaba segue investindo cada vez mais na saúde bucal, ampliando equipes, melhorando a infraestrutura física, equipamentos e insumos. Esses esforços visam proporcionar melhor acesso e qualidade de vida à população, reafirmando o compromisso da cidade com a saúde e bem-estar de seus cidadãos”, pontua o coordenador de Saúde Bucal, Dr. Diego Diniz.

“Com esses investimentos e uma equipe dedicada, o Centro de Especialidades Odontológicas de Sorocaba se consolida como um pilar fundamental da saúde pública local, oferecendo um atendimento de excelência e inclusão para todos”, conclui.