Corpo de Bombeiros Militar recebe nova viatura para atuação com cães

julho 6, 2024 Off Por

O 5° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), em Lages, recebeu na quinta-feira, 04, uma nova viatura.

O veículo irá integrar o Sistema Estadual de Busca e Resgate com Cães, além de reforçar o efetivo no socorro do Quartel no município.

A caminhonete está equipada com todos os dispositivos necessários, incluindo sistema de sinalização de emergência e rádio comunicação.

Além disso, foi adaptada para uso no serviço de busca e resgate com cães, atividade principal do veículo, seja de forma independente ou como parte da força-tarefa do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (FT-05). A viatura foi adquirida via emenda parlamentar.

O serviço com cães se desenvolve pela formação de binômios, denominação dada a dupla formada entre bombeiro militar e o cão, a atividade tem se tornado cada vez mais frequente tanto em operações de busca de pessoas quanto na resposta a grandes desastres, como enchentes e enxurradas, além de eventos similares em outros estados do país.

Os binômios do CBMSC estiveram presentes em tragédias como as de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, e mais recentemente atuando no Rio Grande do Sul.

Repórter: Kenia Casagrande