Governo Lula assina amanhã acordo de cooperação para o VLT de Campina Grande

julho 2, 2024 Off Por Editor

(Foto: Divulgação)

O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinará nesta quarta-feira (3), em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para que se dê início às medidas necessárias para implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade.

A assinatura do acordo é fruto de uma articulação do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) junto ao Governo Federal.

Na reunião estarão presentes representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Ferrovia Transnordestina. Deputados e senadores da bancada paraibana no Congresso também devem participar.

Pela proposta apresentada, o VLT de Campina Grande utilizará uma infraestrutura de trilhos vinculada à Ferrovia Transnordestina e que está abandonada há anos.

Entre as ações incluídas no ACT, estão o levantamento de patrimônios e a avaliação da situação dos bens na área em questão; a coordenação com órgãos competentes para possíveis ações de desapropriação e a coleta da documentação da área a ser utilizada, incluindo a construção de um mapa georreferenciado.

VLT de Campina Grande volta a ser ventilado em Brasília. (Foto: Reprodução)

A proposta de colocar o projeto em prática não é nova e surgiu há mais de uma década, ainda durante as campanhas de Veneziano para a prefeitura de Campina Grande.

Em 2011, o senador, prefeito da cidade na época, autorizou a realização de estudos pela STTP para verificar a viabilidade do projeto.

A última movimentação sobre o assunto aconteceu em fevereiro deste ano, quando um encontro entre o prefeito Bruno Cunha Lima (UB), Veneziano e o ministro Renan Filho aconteceu para discutir a apresentação de projetos de mobilidade urbana para Campina Grande dentro do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com o VLT sendo o principal projeto apresentado.

Texto: Pedro Pereira