Lideranças do PT criticam definição de pré-candidatura de Cartaxo em João Pessoa

julho 2, 2024 Off Por Editor

Luciano Cartaxo. Luciano Cartaxo

Lideranças do PT na Paraíba divulgaram uma nota reagindo contra a decisão da Executiva Nacional do partido em homologar o nome do deputado estadual Luciano Cartaxo como pré-candidato do partido à Prefeitura de João Pessoa, nesta terça-feira (2).

Na nota, divulgada logo após o referendo, os dirigentes afirmam que a candidatura de Luciano “não representa o projeto petista e não cumprirá o papel de enfrentar fortemente a extrema-direita”.

“A imposição de uma candidatura que não respeita as regras e as instâncias locais do PT, sem diálogo com a esquerda e os setores progressistas, não será capaz de unificar o PT em João Pessoa, muito menos empolgar a militância e aqueles que têm a esquerda e o Governo Lula como referências”, acrescenta.

Dentre outros nomes, o documento é assinado pelo presidente estadual do PT, Jackson Macedo, entusiasta de que o partido firmasse aliança com o projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP); e também pelo presidente municipal, Marcus Túlio, que defendia o nome da deputada Cida Ramos (PT), por ela deter a preferência da militância.

Apesar da insatisfação, o grupo diz que deve respeitar a decisão. “Mas é importante alertar que candidaturas impostas e que não representam os filiados do PT se configuram num erro tático que enfraquece o projeto nacional, podendo acarretar em consequências graves para o nosso partido”, conclui a nota.

NOTA PÚBLICA DE DIRIGENTES PETISTAS

O Partido dos Trabalhadores tem um grande desafio nas próximas eleições municipais. Será um momento muito importante para aferirmos a situação política do Brasil e o nível de embate com os setores conservadores e da extrema-direita.

Para tanto, é necessário que a condução política tenha como estratégia a consolidação o projeto nacional, assim como agentes políticos capazes de unificar o partido nos milhares de municípios do país.

Dessa forma, a participação das instâncias municipais, estaduais, grupos políticos locais, setoriais, tendências, agrupamentos e a militância petista são fundamentais para que o projeto seja colocado em prática.

Para a definição dos candidatos do nosso partido nos municípios, um calendário de atividades, encontros e prévias estavam previstos. Mesmo sendo da nossa Direção Nacional a “última palavra” sobre tal posição. Porém, infelizmente, nem o direito estatutário da “primeira palavra” ou de opinar, foi garantido as instâncias locais do PT de João Pessoa. Tudo isso, divide o partido, além de enfraquecer e desestimular nossa militância.

Logo, no momento em que a candidatura a prefeito de João Pessoa é definida sem considerar a estratégia política nacional, a participação democrática das instâncias (estadual e municipal) a opinião dos filiados, além de nossas regras estatutárias, fica evidente que tal candidatura não representa o projeto petista e não cumprirá o papel de enfrentar fortemente a extrema-direita.

A imposição de uma candidatura que não respeita as regras e as instancias locais do PT, sem diálogo com a esquerda e os setores progressistas, não será capaz de unificar o PT em João Pessoa, muito menos empolgar a militância e aqueles que têm a esquerda e o Governo Lula como referências.

Por fim, ao tempo em que acatamos a deliberação nacional, reafirmamos nosso compromisso com as transformações que Lula busca promover no Brasil. Mas é importante alertar que candidaturas impostas e que não representam os filiados do PT se configuram num erro tático que enfraquece o projeto nacional, podendo acarretar em consequências graves para o nosso partido.

João Pessoa, 02 de julho de 2024

ASSINAM OS DIRIGENTES DO PT:

Marcus Túlio Presidente do PT de João Pessoa

Jackson Macêdo Presidente Estadual do PT PB

Antonio Trajano Vice Presidente do PT PB

Pedro Matias Secretário Estadual de Juventude

Priscila Kely Secretária Estadual de Mulheres

Felipe Santos Secretário Estadual LGBTQIAPNB+

Tião da CUT Presidente da CUT e Dirigente Estadual

Gustavo Pontinele Executiva Estadual PT PB

Rita de Cássia Executiva Estadual PT PB

Severino Ferreira dos Santos Executiva Estadual PT PB

Ligia Pedroza Executiva Estadual PT PB

Itamara Francisco Executiva Estadual PT PB

Severino Leoncio Dirigente Estadual PT PB

Elisa Peixoto de Macêdo Dirigente Estadual PT PB

Rauny Aguiar Dirigente Municipal PT João Pessoa

Maria Eduarda Dirigente Municipal PT João Pessoa

Patricia Larrissa Dirigente Municipal PT João Pessoa

Gilvanildo Pereira Dirigente Municipal PT João Pessoa

Lurdes Sarmento Dirigente Municipal PT João Pessoa

Tatiane Campos Dirigente Municipal PT João Pessoa

Tiago Bastos Dirigente Municipal PT João Pessoa

Fernando Cunha Dirigente Municipal PT João Pessoa

Suelene Sousa Dirigente Municipal PT João Pessoa

Adriano Almeida Dirigente Municipal PT João Pessoa

Mariá Marques Dirigente Municipal PT João Pessoa

Alexandre Guedes Dirigente Municipal PT João Pessoa