Quem tem mais chance de título, vaga na Libertadores e rebaixamento no Brasileirão 2024? Veja

julho 2, 2024 Off Por Editor

O Brasileirão é certamente um dos campeonatos de pontos corridos mais disputados do mundo. E a edição 2024 não tem sido diferente. Até aqui, já foram 13 rodadas, duelos equilibrados e batalhas acirradas pelo topo da tabela. Ao fim de cada rodada, o Jornal da Paraíba vai atualizar as chances de título, vagas por competições internacionais e, é claro, a luta contra o rebaixamento. As probabilidades são baseadas em cálculos matemáticos do site estatístico Chance de Gol.

+ Dicas do Cartola FC: quem escalar?

(Arte: Cisco Nobre/Jornal da Paraíba)

Chance de título? De vaga na Libertadores? E de rebaixamento?

Com 13 rodadas já disputadas, o Brasileirão 2024 não conta mais com time invicto, mas, até aqui, o Flamengo é quem está na liderança e possui mais chances de levantar a taça. O Mengão tem 58,9% de chance de conquistar mais um Campeonato Brasileiro. Já para chegar à Libertadores 2025, o Fla tem 98,6% de chances.

Mas quem mais chama atenção no Brasileirão até aqui é realmente o Fluminense, lanterna do campeonato com apenas seis pontos. Com um rendimento muito abaixo do esperado, o atual campeão da Libertadores possui 93,2% de chance de ser rebaixado para a Série B de 2025.

Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro após 13 rodadas. (Foto: Reprodução/Chance de Gol)

Saiba como os cálculos são feitos

O site Chance de Gol calcula as probabilidades com base nas chances de vitória, empate e derrota para cada uma das partidas que ainda não foram realizadas. A partir de simulações em todos os jogos, são contabilizadas as chances de cada um dos clubes se classificarem ou serem rebaixados. Mas como as probabilidades são calculadas?

+ Quem tem mais chance de classificação e de rebaixamento na Série C 2024? Veja
+ Quem tem mais chance de classificação no Grupo 3 da Série D do Brasileiro 2024? Veja

Quem vai erguer o troféu de campeão do Brasileirão 2024?. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Cada jogo depende, em suma, da força de cada time. Além disso, outros atributos são considerados, como local de jogo — casa ou fora —, a partida mais recente que cada clube fez etc. Por outro lado, não são contabilizadas informações de cunho histórico, tabus, invencibilidades, desfalques etc.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba