Além de Cabedelo e Bayeux, TRE aprova tropas federais também para Zona Eleitoral de Queimadas
agosto 16, 2024Além dos pedidos de tropas federais para as cidades de Bayeux e Cabedelo, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) também aprovou hoje a solicitação de tropas federais para a Zona Eleitoral de Queimadas. O reforço irá atuar na cidade de Fagundes, onde o acirramento político motivou a preocupação dos juízes eleitorais.
O processo teve parecer favorável da Procuradoria Regional Eleitoral.
No entendimento dos integrantes do Tribunal, os juízes avaliaram que o reforço será necessário para garantir a tranquilidade do pleito diante de episódios ocorridos em outras eleições no município.
Assim como as peculiaridades geográficas da cidade, que possui seções eleitorais próximas.
Aprovados, os três pedidos serão encaminhados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os pedidos
No caso da Zona Eleitoral de Queimadas, o pedido teve por base o acirramento político registrado na cidade de Fagundes. Já em Bayeux e Cabedelo a preocupação ocorreu com a segurança pública.
Em Cabedelo, um despacho do juiz Fábio Leandro Alencar, relator do processo junto ao TRE, relata parte do pedido feito pelo juízo da 57ª Zona Eleitoral em Cabedelo.
Na solicitação há a informação de que a ‘guerra’ entre facções rivais motivou o pedido e um dos grupos, inclusive, chegou a fazer uma pichação com o nome da facção no cartório da 57ª Zona Eleitoral.
Em Bayeux, o relato dos magistrados foi semelhante.