Governador assina contrato para construção da ponte que vai ligar Cabedelo, Santa Rita e Lucena
agosto 13, 2024O governador João Azevêdo (PSB) assinou, nesta terça-feira (13), o contrato para início das obras da ‘Ponte do Futuro’, Complexo Rodoviário que vai interligar Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, com Lucena e Santa Rita.
O serviço será realizado pelo Consórcio Jampa, composto pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções LTDA. A empresa foi escolhida em agosto, após um processo licitatório.
A empresa venceu com a melhor proposta, no valor inicial de R$ 465,5 milhões. O contrato deve ser pago com recursos de um empréstimo de R$ 800 milhões feito pelo estado com BNDES, também firmado nesta terça-feira, para viabilizar também outras obras como o Arco Metropolitano de João Pessoa.
A expectativa do governo é que a obra seja iniciada em outubro e entregue no primeiro trimestre de 2026, último ano da gestão do governador João Azevêdo.
Ponte do Futuro
De acordo com o projeto, as obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo.
O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2 Km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5m e acostamento de 2,5 m.
A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40m e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 480m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 5 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Melhorias na mobilidade
O governo do estado, responsável pela obra, espera reduzir, significativamente, os problemas de tráfego e congestionamento na BR-230 e melhorar a logística de entrada e saída de bens e serviços pelo Porto de Cabedelo.
Atualmente, quem precisa se deslocar de Cabedelo a Lucena precisa usar a balsa. Já os caminhões que saem do Porto de Cabedelo precisam atravessar toda Cabedelo, passar por João Pessoa e seguir viagem em sentido a Recife ou Natal, passando por Bayeux e Santa Rita.