Após encontro no Espírito Santo, Fesporte volta a debater desenvolvimento do esporte com membros do Cosud
setembro 3, 2024O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, participou nesta segunda-feira, 2, de reunião virtual com membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Também representaram a Fesporte na reunião, o assessor de gabinete, Alessandro Marques e a chefe de gabinete, Andrea Luiz.
O encontro presencial do Cosud foi realizado entre os dias 8 a 10 de agosto no Espírito Santo e na ocasião ficou estabelecido que os membros representantes da pasta de esporte voltariam a se reunir para dar sequência as pautas elaboradas.
A reunião desta tarde terminou com saldo extremamente positivo segundo o presidente da Fesporte que detalhou alguns dos próximos passos a serem realizados em conjunto com estados membros.
“Logo que encerramos o encontro no Espíriro Santo nos comprometemos a se reunir periodicamente para dar sequência aos assuntos de interesse do esporte catarinense e também de outros estados do Cosud. Pretendemos elaborar uma carta assinada por governadores para que seja entregue à Presidência da República, priorizando a divisão organizativa, orçamentária, além da elaboração de metas para o esporte brasileiro”, explica Freibergue.”Pretendemos também agendar uma audiência com a comissão de esportes da Câmara dos Deputados, onde iremos debater itens do projeto de lei que prevê receita para o financiamento do esporte no Brasil. Dentro deste projeto, estão deliberados diversos pontos de interesse do esporte nacional e para isso precisamos de uma aproximação ainda maior dos estados membros do Cosud com os parlamentares e com o ministério do esporte”, complementa.
O próximo encontro presencial de estados membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) será entre os dias 25 a 28 de setembro quando ocorre o COB Expo em São Paulo, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
No encontro do último mês de agosto, a pasta de esportes no evento teve como tema “Esporte além do Esporte” e o presidente da Fesporte ressaltou a importância da otimização de políticas públicas para que os estados brasileiros em especial Santa Catarina desenvolvam o esporte local através de transferências automáticas.