Em meio ao combate às chamas no Mato Grosso, bombeiros catarinenses resgatam grupo de brigadistas
setembro 30, 2024
Com terrenos íngremes e grandes áreas atingidas, a segunda equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), enviada pelo Governo do Estado para o combate às chamas no Centro-Oeste do país, iniciou sua atuação no Mato Grosso (MT) junto à Força Nacional.
Os bombeiros catarinenses se apresentaram ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, em Cuiabá, na última quarta-feira, 25.
Os 20 bombeiros foram divididos em cinco equipes e estão atuando em diferentes regiões do estado, incluindo a Chapada dos Guimarães.
A atuação também está sendo realizada, em parceria com o CBMMT, nos municípios de Salto do Céu, Nova Mutum, Rosário Oeste e Nossa Senhora do Livramento, todas áreas amplamente atingidas. Apesar de divididas, as cinco equipes do CBMSC estão totalmente equipadas para o combate.
Cada equipe conta com seu kit pickup, que é um equipamento instalado sobre a viatura, com capacidade de levar água até os incêndios florestais. O deslocamento é feito em uma viatura 4×4, que possibilita um combate mais eficiente.
Além disso, são utilizadas mochilas costais, que nos permitem chegar o mais próximo possível do fogo, e também batedores, abafadores e motosserras, para, se necessário, realizar aceiros e evitar que o fogo se propague.
Em algumas regiões, além das grandes frentes de fogo, o terreno montanhoso e rochoso tem dificultado o acesso aos locais.
Uma das missões foi a busca por brigada que estava desaparecida, relata o sargento, Felipe Santiago Corrêa.
SONORA