Escola de Governo completa 24 anos com avanços significativos na capacitação dos servidores

outubro 28, 2024 Off Por Editor

A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov) celebrou no domingo (27) seu 24º aniversário, reafirmando seu papel essencial no fortalecimento da gestão pública estadual. Desde sua criação, a Escola de Governo tem sido referência na capacitação dos servidores, promovendo cursos e programas que desenvolvem as competências dos agentes do executivo estadual, com foco em eficiência, inovação e inclusão.

Ao longo de 2024, levantamento realizado até 27 de outubro, a instituição registrou 41.796 servidores inscritos em seus cursos, dos quais 15.771 já foram certificados. Este avanço evidencia o compromisso da fundação em oferecer formação contínua, adaptada às novas demandas e desafios da administração pública.

Nos cursos de Educação a Distância (EAD), modalidade que se destaca pela acessibilidade e flexibilidade, a Escolagov registrou 34.361matrículas, com 11.270 certificações concluídas. No formato online, mais de 952 servidores se inscreveram, dos quais 372 já completaram seus cursos. Já nas capacitações presenciais, a Escola teve 6.483 inscritos, dos quais 4.129 obtiveram certificação, evidenciando o comprometimento dos participantes com a formação continuada.

A diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, destaca o impacto positivo que as ações da fundação têm gerado para o serviço público estadual.

“Investir na capacitação dos servidores é fundamental para garantir uma administração pública moderna e eficiente. Neste ano, registramos uma ampla adesão aos cursos em Educação a Distância. Esse número expressivo demonstra a relevância dos nossos programas para os servidores, que encontram na Escolagov uma parceira para seu desenvolvimento profissional e para a prestação de serviços de qualidade à população”, afirmou Ana Paula.

Entre os programas da Escola de Governo em destaque, está o Projeto Jornada de Desenvolvimento: Grandes Líderes de MS, uma iniciativa que foca no aprimoramento de habilidades essenciais de liderança e gestão estratégica para servidores em cargos de liderança. Ao longo do programa, os participantes desenvolvem competências técnicas e comportamentais voltadas para a tomada de decisões assertivas e a condução de equipes, capacitando-os para enfrentar desafios complexos da administração pública e contribuir com uma gestão pública mais eficiente e moderna.

Outro importante projeto é a Rota do Conhecimento, que propõe descentralizar a capacitação dos servidores, alcançando todos os municípios do Estado. Em um esforço para garantir que o desenvolvimento profissional alcance todos servidores do Estado, essa iniciativa leva cursos, palestras e workshops a todas regiões de Mato Grosso do Sul, promovendo o fortalecimento da administração. Com essa abordagem, a Escolagov valoriza o potencial dos servidores e estimula a construção de uma gestão pública mais inclusiva e participativa.

No campo acadêmico, o Programa de Educação Superior oferece aos servidores estaduais oportunidades de formação em graduação, pós-graduação e mestrado. Em 2024, o programa já beneficiou 60 servidores que finalizaram dois cursos ofertados pela Escola de Governo:  pós-graduação lato sensu em Eficiência e Inovação (22 certificados) e pós-graduação lato sensu em Eficiência e Inovação na Gestão Estratégica (38 certificados).

As capacitações acadêmicas alinhadas às necessidades da administração pública, promovem uma formação sólida e especializada, que contribui para uma execução mais qualificada das atividades de interesse público e fortalece o planejamento estratégico do Estado. Ao todo, 273 servidores estão sendo capacitados em uma graduação, cinco pós-graduações e dois mestrados em andamento.

O Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública também integra esse conjunto de iniciativas e é um reconhecimento anual às melhores práticas de inovação no serviço público estadual. Ao premiar projetos que melhoram a eficiência e a qualidade dos serviços, o prêmio estimula a cultura de inovação entre os servidores, incentivando a criação de soluções criativas para a administração pública e proporcionando visibilidade e reconhecimento às melhores ideias, que se tornam exemplos a serem replicados.