Cemitérios municipais recebem 50 mil pessoas no Finados
novembro 3, 2024Lucas Brito
Urbam
Familiares e amigos se reuniram nos cemitérios municipais de São José dos Campos neste sábado (2), Dia de Finados, para relembrar e homenagear os entes queridos que partiram.
Em clima de fé, emoção e saudade, cerca de 50 mil pessoas passaram pelos cemitérios do Centro, Jardim Morumbi, Santana e dos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.
A Prefeitura de São José dos Campos e a Urbam (Urbanizadora Municipal) prepararam uma organização especial para oferecer apoio, segurança e conforto aos visitantes. Equipados com tablets, funcionários da Urbam auxiliaram os visitantes na localização de jazigos para agilizar o atendimento.
Tecnologia e cuidados
O sistema de buscas online está sempre disponível pelo site da Urbam. Ao digitar o nome do sepultado em um dos cemitérios públicos, é possível saber em qual cemitério está o jazigo e a sua localização exata. O recurso propicia que o munícipe saia de casa previamente informado sobre o local a ser visitado, evitando a permanência em filas.
Aos 80 anos, José Luiz Tavares Figueira esteve acompanhado de um amigo no Cemitério Padre Rodolfo de Komorek e elogiou o serviço. “No passado, já tivemos dificuldades para localizar um túmulo. Hoje, chego aqui e já consigo consultar exatamente onde preciso ir”, disse.
“É muito bom ver a tecnologia sendo usada a favor da população, isso mostra o zelo e respeito que a cidade tem com a gente”, frisou José Luiz.
Munícipes realizam a consulta da localização do jazigo logo na entrada | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Equipes da Zoonoses orientaram os visitantes em relação aos cuidados com a dengue e ajudaram na retirada dos plásticos que envolvem os vasos de flores para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Durante o mês de outubro foram realizados serviços de manutenções em todos os cemitérios, incluindo aplicação do “fumacê”, podas preventivas nas árvores e instalação de banheiros químicos para reforço.
Agentes distribuem material informativo sobre a dengue para os visitantes | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Nos cemitérios do Centro e de Santana, a Orquestra Splendor (maestro Isaías dos Santos Hilário) recebeu e aconchegou os corações com apresentações de música sacra.
Performance encanta quem passa pelo local | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Agentes de mobilidade estiveram presentes para garantir a fluidez no trânsito nos entornos e a Guarda Civil Municipal realizou patrulhamentos preventivos em todas as regiões.
Equipe GBIKE (Grupamento com Bicicletas) em frente ao Cemitério Padre Rodolfo Komorek | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Agente de mobilidade coordena o trânsito para pedestres e motoristas | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
MAIS NOTÍCIAS
Urbam