Operação Finados: Guarda Municipal reforça patrulhamento no entorno de cemitérios da cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
novembro 1, 2024 Off Por EditorA Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) montou operação especial de ordenamento urbano e de trânsito com emprego de 109 guardas municipais para o feriado de Finados. As ações terão início já nesta sexta-feira (1/11) com ações preventivas para a desobstrução dos espaços públicos no entorno dos cemitérios da cidade. As ações de ordenamento urbano terão como principal foco o patrulhamento preventivo para auxiliar os visitantes e promover a sensação de segurança, além da coerção ao comércio ambulante sem autorização. Já as ações de trânsito terão como foco a fluidez, a coerção ao estacionamento irregular e atuação de flanelinhas, além de zelar pela segurança viária, como a travessia segura de pedestres.
Os cemitérios cobertos pela operação são: Cemitério da Praça dos Anjos (Realengo); Cemitério São Francisco Xavier (Caju); Cemitério São João Batista (Botafogo); Cemitério de Irajá; Cemitério dos Ingleses (Gamboa); Cemitério de Ricardo de Albuquerque; Cemitério do Catumbi (Catumbi); Cemitério do Murundu (Padre Miguel); Cemitério de Jacarepaguá (Pechincha); Cemitério de Guaratiba (Guaratiba); Cemitério de Campo Grande (Campo Grande); Cemitério de Santa Cruz, Cemitério de Jardim Sulacap, Cemitério de Piabas (Recreio dos Bandeirantes); Cemitério do Cacuia (Ilha do Governador) e Cemitério de Inhaúma (Inhaúma).
Cães da GM-Rio no Cemitério da Penitência
O Grupamento Especial de Operações com Cães (GOC), da Guarda Municipal do Rio, vai participar da programação de Finados do Cemitério da Penitência, no Caju, no sábado (2/11), feriado de Finados, com o projeto de Cinoterapia. É a primeira vez que cães que atuam no projeto vão interagir com o público, que terá uma mostra da importância dessa terapia para a saúde emocional relacionada ao luto.
Implantada na GM-Rio em 2005, a Cinoterapia é um importante recurso para auxiliar no tratamento médico, especialmente de idosos e crianças, proporcionando melhorias na qualidade de vida. Os guardas do Canil vão coordenar a ação em um estande que será instalado pelo cemitério ao lado da capela histórica do local. Dois cães da raça border collie – o Zack, de dois anos e seis meses, e a Gaia, de um ano e um mês – vão participar da ação.
– A Guarda Municipal realiza todos os anos uma operação especial de ordenamento urbano e do trânsito para facilitar a mobilidade das pessoas que vão aos cemitérios da cidade prestar suas homenagens. Poder participar também com nossos cães, oferecendo consolo e ajudando a lidar com o luto, para nós é muito gratificante – destacou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.